Indie Game: The Movie – Jogo Da Vida Indie Game: The Movie – Jogo Da Vida

“Indie Game: The Movie” é um documentário sobre desenvolvedores de games independentes, dirigido pelos canadenses James Swirsky e Lisanne Pajot. O filme relata o desenvolvimento dos aclamados jogos “SuperMeat Boy”, “Fez” e “Braid”, acompanhando a trajetória de seus idealizadores.

Minha expectativa é que o documentário abordasse o embate dos “jogos de grandes empresas, que precisam ser totalmente lapidados e formatados para agradar à maior audiência possível, e os jogos independentes, que são feitos a partir de conceitos muito particulares e refletem a visão de seus criadores”. De fato, estes são os primeiros 20 minutos do filme.

No entanto, seu tema vai muito além das nuances da cena independente, versus o universo blockbuster. É um filme que expõe, com competência e sensibilidade, alguns sintomas culturais contemporâneos que contemplam um cenário de fragmentação e isolamento social.

Impossível não se envolver com essa tessitura de vidas; uma metanarrativa, em que os quatro protagonistas se debruçam sobre si mesmos, e inventam e reinventam seus jogos da mesma forma que escrevem sua estória. ♥

Um filme eletrizante que fala de desdobramentos da vida: insegurança; vulnerabilidade; desfiliação; irrelevância social, tanto no campo cívico, quanto político; falta de reconhecimento de si mesmo e a consequente dificuldade de projeção para o futuro.

A excelente trilha sonora de Jim Guthrie constrói um crescente envolvimento emocional, atingindo um intercruzamento empático de sentimentos com a história de superação destes quatro designers em busca de seus sonhos. Estão presentes Edmund McMillen e Tommy Refenes (Super Meat Boy ), Phil Fish (Fez) e Jonathan Blow (Braid).

Outro aspecto bacana do processo, é que o filme também foi produzido de maneira independente, financiado através da plataforma de crowdfunding kickstarter e distribuído apenas digitalmente.

O “Indie Game: The Movie” pode ser comprado por US$ 9,99, tem legendas em português e pode ser baixado ou visto por streaming, no computador, videogames ou dispositivos móveis. Veja o trailer legendado:

Via Update and Die