Burning Man Tilt Shift-Timelapse Burning Man Tilt Shift-Timelapse

Uma breve contextualização pra quem não conhece este festival: fundado em 1986, Burning Man é um evento anual que acontece durante uma semana, no Deserto de Black Rock, Nevada, Estados Unidos. Mais de 50.000 pessoas, constroem uma cidade temporária neste deserto no meio do nada, sem água, eletricidade, e quase nenhuma forma de vida durante os outros 358 dias do ano, a fim de celebrar liberdade, autoexpressão, arte e resiliência (resistência ao estresse relacionada a processos de recuperação, e superação a essas condições adversas). Leia um pouco mais dos meus comentários aqui.

Vejam, abaixo, um incrível time lapse do Burning Man, criado por James Cole, Byron Mason & Jason Phipps:

Timelapse-icus Maximus 2012 “A Burning Man for Ants” Tilt-Shift Time-lapse by James Cole, Byron Mason & Jason Phipps from Cinematic Digital Media on Vimeo.

Uma das inúmeras formas de significar esta imersão vivencial:

“it alters your mind
it changes your entire perspective
it engages you in community fast
it forges radical self reliance
it requests radical self expression

it changes you

and aside from the showers and baths in default world….
its better out there”

Desfrutem de algumas da palestras que rolaram no TEDx Black Rock City The 2012.

Fonte: UptadeorDie

“O Que É Ser Original E Criativo Na Internet?” “O Que É Ser Original E Criativo Na Internet?”

O que é ser original e criativo na internet?

Quando penso sobre o tema, sou inundada por uma série de associações implícitas à essa angustia pós-moderna multi-referencial, em que abordagens criativas, autorais e inéditas são cada vez mais difíceis de serem encontradas.

Mais do que isso é preciso lembrar que a vanguarda criativa foi substituída pela figura do curador, que através da perspectiva de seu repertório e de suas referências, é capaz de selecionar conteúdos que façam pontes entre o passado e o presente que vestem o futuro (Cultura Remix); que esteja atento ao viés da pluralidade, isto é, consiga desfocar o nosso olhar de um território único; que busque um estilo pulsional de proporcionar desmesuras, do sem limites; mais do que a supremacia da palavra a emoção estética (como Nietzsche ); capaz de decodificar esse jogo de projeções intercruzadas, em que o que importa é expressar individualidades e gerar experiências.

Enfim, a soma das características citadas acima é que possibilita um contexto que germine originalidade e criatividade e aonde, consequentemente estará expressa a personalidade do autor.

Importante não esquecermos do óbvio: a internet, como a vida, é um eterno “beta” (constante desenvolvimento e constante melhoria) em que todo mundo continua contribuindo.

Esta questão foi abordada pelo You Pix Chat desta semana. Selecionei fragmentos de respostas dos depoimentos de alguns especialistas da websfera: afinal, o que é ser original e criativo na internet? Na opinião de Mentor Muniz Neto, Fabrício Carpinejar, Daniela Arraes e Carlos Merigo.

Num mundo em que todos nós somos bombardeados por informação, onde essa informação é um ativo, ser capaz de hierarquizar nossa mensagem pro topo da pirâmide, mesmo que por algumas horas, é pra mim a maior prova de originalidade e criatividade. É atrás disso que corro todos os dias.
(Mentor Muniz Neto)

É comparar mais do que perguntar.
É se emocionar mais do que entender.
É ouvir mais do que pensar.

(Fabricio Carpinejar)

Ser original e criativo na internet é cuidar do seu projeto, do seu site, do seu produto de um jeito tão apaixonado e próximo que não sobre espaço pra que alguém venha pegar sua ideia e transformá-la numa coisa ainda melhor. Afinal, você sempre pode fazer melhor. É também saber pra quem você fala, como você fala, onde quer chegar. Porque nada pior do que ser apaixonado por alguma coisa e vê-la de mãos dadas com outro –nesse caso, TANTOS outros.
(Daniela Arrais)

…eu acredito em personalidade. Existe competição em todas as áreas, milhares de pessoas criando e reinventando, mas se tem algo que ninguém pode ter ou copiar é a sua personalidade. Se você se colocar em cada aspecto do seu projeto, ele será diferente de todos os outros. E claro, isso só acontecerá se você for apaixonado pela sua ideia. Criatividade e originalidade começam com trabalho árduo, personalidade e paixão. Pode parecer uma visão romântica, mas essa é a maneira mais fácil, saudável e divertida de se destacar da multidão.
(Carlos Merigo)

Leiam o texto na íntegra no YOUPIX

Imagem: Bryan Lewis Saunders